Chá de Yacon

O Chá de Yacon é utilizado para tratamento para Diabetes, Colesterol alto e para Emagrecer.

Yacon é uma planta originária dos Andes, cultivada desde a época dos Incas, principalmente na região do Perú, como a Maca Peruana, outra planta originária da mesma região. O Chá de Yacon é feito com as folhas da planta Smallanthus sonchifolius, porém essa planta também é responsável por fornecer a Batata Yacon (tipo de batata conhecida por suas propriedades medicinais).

Indicação do Chá de Yacon:
  • Diabetes;
  • Colesterlo alto;
  • Emagrecimento.
Conteúdo do Chá de Yacon:
  •  Extrato das folhas secas e trituradas da planta Smallanthus sonchifolius.
Modo de usar o Chá de Yacon:
  • Receita costumeira do modo de preparar qualquer chá (infusão das folhas em água quente ou do saquinho de chá no caso dos produtos já industrializados como o Yacon 25)
Onde comprar o Chá de Yacon:
  • Pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos naturais;
Observação: os benefícios para a saúde do chá de yacon ainda não estão totalmente elucidados e benefícios, vários estudos estão em andamento para a verificação das propriedades medicinais do chá das folhas sobre a redução da glicose (tratamento do diabetes), diminuição do colesterol ruim (tratamento do colesterol alto) e emagrecimento (tratamento para emagrecer); o que se sabe é que o uso prolongado do chá de yacon pode levar a problemas renais.

A Batata Yacon que vem da mesma planta é uma batata doce (sabor e aspecto de fruta) que deve ser comida crua (não é preciso uma receita especial, não deve ser comida como batata cozida ou batata frita). É um tipo de batata indicada como alimento para diabéticos, por possuir um tipo de açúcar que não é absorvido pelo intestino humano e portanto não causa aumento da glicemia sanguínea. Seu consumo é indicado como participante da dieta para diabetes e também pode ser usada para emagrecer.

Batata Yacon: Diabetes!

Batata Yacon e seu uso na Diabetes!

A diabetes é uma doença que se caracteriza pelo aumento dos níveis sanguíneos da glicose. Esse aumento pode ocorrer por aumento da resistência periférica à insulina (como no caso da obesidade - diabetes tipo 2) ou por falha na produção de insulina (diabetes tipo 1).

Quando a glicose a permanece em níveis elevados por um longo período de tempo (meses e anos) ocorre lesão dos pequenos vasos sanguíneos, o que acaba levando aos sintomas e sinais da diabetes e as consequências da diabetes.

A batata yacon é um alimento que pode colaborar com a redução da glicose no sangue e por consequência ajudar no tratamento da diabetes, porque este tipo de batata não possui glicose (o tipo de açúcar – frutano, presente na Batata Yacon não é absorvido pelo nosso intestino). Esta batata tem a particularidade de ser muito semelhante a uma fruta - tem gosto aguado e adocicado de cor alaranjada e consistência crocante semelhante a pera, com gosto de pera ou melão e deve ser comida crua.

Seu uso no diabetes deve fazer parte de uma dieta específica em que há a substituição de alguns alimentos pela batata yacon.

Alimentos para Diabéticos

Quais são os alimentos bons para diabéticos?

Existem vários alimentos que podem ajudar no controle do Diabetes e o mais importante é que o tratamento para diabetes passa antes de tudo por mudanças nos hábitos alimentares, substituição de alimentos, dieta especial e prática regular de exercícios físicos; tudo com acompanhamento médico e de nutricionista.

Uma dica de alimento bom para diabetes é o uso da Batata Yacon, um tipo de tubérculo originário da Cordilheira dos Andes rico em um tipo de açúcar que não é absorvido e portanto nãoGli eleva os níveis sanguíneos da glicose e portanto ajuda no tratamento da Diabetes.

Os alimentos que devem ser evitados pelos pacientes com diabetes:
  • Todos os que contem açúcar;
  • Massas comuns de farinha branca;
  • Arroz branco ou parboilizado;
  • Todos os alimentos feitos de farinhas comuns e ricas em carboidratos como farinha de mandioca ou milho;
  • Batata comum, batata doce, aipim (mandioca ou macaxeira);
Os alimentos anteriores devem ser substituídos por:
  • Frutas (o açúcar da maioria das frutas tem pouco efeito sobre o Diabetes), verduras e legumes;
  • Massas feitas com farinha integral (macarrão e biscoitos integrais);
  • Arroz integral;
  • Batata Yacon;
Mesmos os alimentos integrais devem ser preferidos e em pequenas quantidades.

Batata Yacon emagrece?

Será que a Batata Yacon emagrece mesmo?

Sim a batata yacon pode auxiliar na perda de peso. Conhecida como batata dietética, por ter substâncias que auxiliam no controle de açúcar do sangue, atuando no combate ao diabetes e no emagrecimento. Este tipo de batata que contem um tipo diferente de açúcar que não é absorvido pode ser utilizado dentro de uma dieta especialmente indicada para emagrecer e controle de diabetes. 

Neste caso o uso da batata deve ser feito por meio da substituição de alimentos ricos em carboidratos, sendo colocado em seu lugar a Yacon. Este tipo de batata é originário dos Andes, assim como a maca peruana, que também é um produto natural, A Yacon deve ser comida crua (da mesma forma como se estivesse comendo uma fruta). A batata Yacon é suculenta e com sabor doce e aguado, tem cor alaranjada e a mesma consistência crocante de uma pera. 

Pode também ser usada na forma de sucos, existem algumas pessoas que usam o chá feito da própria batata ou um chá feito de suas folhas (porém não há estudos conclusivos que indicam seus benefícios nessa forma de usar, preliminarmente os estudos parecem ser favoráveis ao uso do chá). Usado de forma contínua e prolongada o chá feito das folhas pode levar a problemas renais, situação que não ocorre com o uso do chá feito somente a partir da batata. 

Quando a batata for usada com o intuito de emagrecer, o ideal é que a dieta seja feita com orientação e acompanhamento de um nutricionista (a batata usada de forma isolada pode não ser assim tão eficiente).

Yacon: Propriedades Medicinais!

Quais são as Propriedades Medicinais da Batata Yacon?

A batata yacon é popularmente conhecida como batata para diabetes ou batata diet e essas suas duas principais propriedades medicinais no que se refere ao seu uso como alimento funcional. 

As propriedades medicinais da batata yacon estão relacionadas com sua composição. O tipo de amido (oligossacarídeo - açúcar) presente neste tipo de tubérculo não é absorvido pelo nosso intestino (não passa para a corrente sanguínea). A batata deve ser comida crua - tem gosto aguado e doce, tem cor laranja e consistência crocante igual à pera.

Então quando a pessoa se alimenta desta batata não há absorção de açúcar e desta forma vai haver redução do nível de glicose no sangue o que leva controle e tratamento do diabetes. A batata yacon tem baixa caloria e, portanto fornece saciedade e emagrece. Seu uso nestes casos deve ser feito como alimento que substitui outros alimentos comuns que não possuem essas mesmas propriedades.

Por ser um alimento natural, vegetal e com fibras não digeríveis, também colabora para a redução do colesterol ruim. Outros benefícios são a grande quantidade de água, vitaminas e sais minerais presentes nessa batata.

Yacon 25

Yacon 25

Este é o chá feito com as folhas da planta que dá origem a batata yacon, também chamado de 25 filtrantes de folhas de yacon (Smallanthus sonchifolius) ou “25 bags”, segundo o fabricante “Pode ajudar a regular a concentração de glicose no sangue (diabetes), reduzir o colesterol e ajudar a controlar a pressão arterial elevada;

Composição: Yacon micro pulverizada 100% puro e natural”.

Atualmente o uso da batata yacon como alimento funcional já está bem difundido e aceito (comprovadamente ajuda no emagrecimento e controle do diabetes e colesterol), porém seu uso na forma de chá feito com as folhas deve ser evitado, principalmente, o uso de longo prazo, devido a presença nas folhas de substâncias que podem levar a insuficiência renal.

Yacon como cultivar?

Yacon: como cultivar essa batata?

A batata Yacon (Smallanthus sonchifolius) é originária das montanhas da Cordilheira dos Andes, principalmente da região peruana dos Andes. É cultivada desde a época dos antigos Incas. Sua parte comercial são suas raízes e tubérculos (utilizados como alimento) e suas folhas (utilizadas para fazer chá).

Leia também:

As batatas (tubérculos) dessa planta são muito procuradas e tem um bom valor de mercado por causas de seus benefícios à saúde, como por exemplo, seus efeitos sobre a redução da glicose e consequente controle do diabetes, ajuda a perder peso (emagrecer), e colabora com a redução do colesterol.

A batata é comida crua, assim como pode se fazer suco ou chá e as folhas são utilizadas para fazer chá.

A Batata Yacon é uma espécie que se adapta facilmente ao clima, altitude e tipo de solo. É resistente ao frio em regiões temperadas e secas, pois seus tubérculos se regeneram e dão origem a novas plantas a cada ano após o inverno. O cultivo (plantio) do Yacon pode se dar tanto por meio de sementes como pelos tubérculos (tubérculo é a maneira mais utilizada para propagar essa planta no Brasil).

Pode-se também conseguir mudas de yacon a partir da retirada da touceira da planta após a remoção das batatas. Os rizomas são separados e cortados, técnica recomendada para multiplicações em pequena escala. A Emater estuda este tipo de cultivo (entre em contato com a unidade mais próxima no seu Estado para maiores informações e para conseguir mudas).

Batata Yacon onde comprar?

Batata Yacon onde posso encontrar para comprar?

A batata Yacon é muito utilizada por suas propriedades medicinais, também, conhecida como batata para diabético (ajuda a diminuir o diabetes) ou Batata Diet (possui baixa quantidade de calorias), pode ser encontrada em feiras-livres, mercado municipal, lojas de frutas e verduras, supermercados empórios e em lojas especializados em alimentos naturais e/ou funcionais.

Leia também:


Ao comprar yacon procure as com poucos “olhos” (furos escuros) e sem manchas escuras ou machucados. Evite também as que tenham casca esverdeada. Remova todos os brotos (não devem ser comidos). Guarde sempre em local fresco e sem exposição à luz, preferencialmente não guardar na geladeira e não deixar junto com cebolas.
Pode ser conservada na geladeira e dessa forma pode ser mantida em bom estado de conservação por até dois meses, porém quando colocada em temperaturas frias por muito tempo pode alterar seu gosto (ainda pode ser comida, mas o frio altera seu sabor). A batata yacon deve ser consumida crua pura (tem gosto aguado e adocicado de cor alaranjada e consistência crocante semelhante à pera) ou em salada ou como suco e chá.  

O Estado de São Paulo (interior do estado) é onde mais se cultiva em plantações comerciais esse tubérculo. Estando a disposição na maioria dos CEASAs para a venda para os comerciantes interessados. A batata yacon pode ser encontrada em supermercados, empórios, feira-livre, mercado municipal e em lojas especializadas em produtos e alimento funcionais.

A loja especializada na venda de produtos hortifrutigranjeiros, chamada HORTIFRUTI (São Paulo - Capital, Rio de Janeiro e região metropolitana e Vitória no Espírito Santo) vende a batata yacon.

A maioria desses comércios de frutas e verduras ou produtos alimentícios naturais pode conseguir adquirir esse tipo de batata para vender. Converse com o responsável por esse tipo de comércio perto da sua casa ou trabalho (caso não encontre a Yacon) e encomende, peça para que eles encomendem uma certa quantidade para você. Isso já aconteceu comigo e com parentes e amigos meus e depois de uma conversa tudo foi resolvidos e todos conseguiram adquirir o produto de forma contínua.

Em municípios e cidades menores pode-se conversar diretamente com a Secretaria Municipal de Agricultura (ou correspondente), para informa-se sobre quais agricultores produzem a batata e possíveis locais de venda.

Yacon como plantar?

Gostaria de saber como plantar a Batata Yacon?

A Batata Yacon é uma planta com fácil adaptação ao clima, altitude e tipo de solo. É resistente ao frio, pois seus tubérculos regenerarão novas plantas a cada ano após o inverno. A propagação do Yacon pode se feita por meio de sementes ou tubérculos.

Leia também:


A muda de Yacon (Smallanthus sonchifolius) pode ser retirada da touceira da planta após a remoção das batatas. Os rizomas são separados e cortados, técnica recomendada para multiplicações em pequena escala. A Emater estuda este tipo de cultivo (entre em contato com a unidade mais próxima no seu Estado para maiores informações e para conseguir mudas).

Preparo do solo:

  • O solo deve ser corrigido com uso de calcário para que o pH fique em torno de 6,0;
  • É recomendado adubação no plantio;
  • A aração deve ser profunda (gosta de terra fofa);
  • Geralmente o plantio é feito através de tubérculos pesando entre 60 a 80 gramas, com espaçamento de 1,4 m entre linhas e 0,90 m entre plantas, a uma profundidade de aproximadamente 15 cm;
  • A irrigação é feita por aspersão e pelo menos duas capinas manuais durante o ciclo da cultura. (a planta da batata yacon, apesar de ser resistente, precisa de bastante água para atingir uma boa produção);
  • A colheita das folhas é realizada três vezes durante o ciclo; A colheita das raízes e tubérculos é feita aos 12 meses após o plantio.

Batata Yacon para que serve?

Yacon: para que serve esta batata?

A batata Yacon pode ser usada para emagrecer, controlar o Diabetes e colesterol! Esses benefícios para a saúde conferidos por esse vegetal são, basicamente, decorrentes do fato de que este tipo de batata é rico em um tipo especial de açúcar o Frutano, um oligossacarídeo que não é absorvido pelo nosso intestino. É rico em fibras, vitaminas e sais minerais e possui baixa caloria.

Leia também:


Dessas propriedades advêm seus conhecidos nomes populares: batata para diabetes ou batata diet. É também utilizada na forma de chá (batata) e/ou folhas par diabetes, perda de peso e combate ao colesterol. O consumo do chá feito a partir das folhas da planta é contra-indicado devido o seu uso por longos períodos pode levar a problemas renais.

A batata deve ser comida crua da mesma forma que se come uma fruta, tem gosto aguado e adocicado de cor alaranjada e consistência crocante semelhante à pera. A yacon é um alimento funcional, ou seja, é rico em substâncias que podem ajudar a manter a saúde ou corrigir problemas de saúde. Seu uso deve ser feito como alimento substituindo outros alimentos comuns.

A batata yacon como qualquer outro alimento vai produzir a sensação de saciedade, porém como o seu açúcar não pode ser absorvido pelo organismo a pessoa acaba emagrecendo e reduzindo seus níveis sanguíneos de glicose, e sendo um vegetal pouco calórico e rico e fibras não digeríveis ajuda a diminuir o colesterol e o triglicerídeo.