Batata Yacon onde comprar?

Batata Yacon onde posso encontrar para comprar?

A batata Yacon é muito utilizada por suas propriedades medicinais, também, conhecida como batata para diabético (ajuda a diminuir o diabetes) ou Batata Diet (possui baixa quantidade de calorias), pode ser encontrada em feiras-livres, mercado municipal, lojas de frutas e verduras, supermercados empórios e em lojas especializados em alimentos naturais e/ou funcionais.

Leia também:


Ao comprar yacon procure as com poucos “olhos” (furos escuros) e sem manchas escuras ou machucados. Evite também as que tenham casca esverdeada. Remova todos os brotos (não devem ser comidos). Guarde sempre em local fresco e sem exposição à luz, preferencialmente não guardar na geladeira e não deixar junto com cebolas.
Pode ser conservada na geladeira e dessa forma pode ser mantida em bom estado de conservação por até dois meses, porém quando colocada em temperaturas frias por muito tempo pode alterar seu gosto (ainda pode ser comida, mas o frio altera seu sabor). A batata yacon deve ser consumida crua pura (tem gosto aguado e adocicado de cor alaranjada e consistência crocante semelhante à pera) ou em salada ou como suco e chá.  

O Estado de São Paulo (interior do estado) é onde mais se cultiva em plantações comerciais esse tubérculo. Estando a disposição na maioria dos CEASAs para a venda para os comerciantes interessados. A batata yacon pode ser encontrada em supermercados, empórios, feira-livre, mercado municipal e em lojas especializadas em produtos e alimento funcionais.

A loja especializada na venda de produtos hortifrutigranjeiros, chamada HORTIFRUTI (São Paulo - Capital, Rio de Janeiro e região metropolitana e Vitória no Espírito Santo) vende a batata yacon.

A maioria desses comércios de frutas e verduras ou produtos alimentícios naturais pode conseguir adquirir esse tipo de batata para vender. Converse com o responsável por esse tipo de comércio perto da sua casa ou trabalho (caso não encontre a Yacon) e encomende, peça para que eles encomendem uma certa quantidade para você. Isso já aconteceu comigo e com parentes e amigos meus e depois de uma conversa tudo foi resolvidos e todos conseguiram adquirir o produto de forma contínua.

Em municípios e cidades menores pode-se conversar diretamente com a Secretaria Municipal de Agricultura (ou correspondente), para informa-se sobre quais agricultores produzem a batata e possíveis locais de venda.

5 comentários:

  1. que ótimo, nunca tinha ouvido falar desta batata, mas nos mercados daqui não encontrei ainda , vocês podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um produto que não se encontra facilmente, no Estado de São Paulo é mais fácil de encontrar, assim como nas cidades maiores, em feiras-livres, mercado municipal ou lojas de produtos naturais, em cidades menores pode procurar a Secretaria de Agricultura para saber se tem no município algum agricultor plantando essa batata

      Excluir
  2. no inicio da matéria está escrito que não deve ser guadada na geladeira logo mais abaixo ,na mesma matéria diz pra GUARDAR na geladeira, pois assim dura mais tempo, agora estou em dúvida pode ou não GUARDAR na geladeira, o matéria confusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a confusão, já corrigi o texto: ela pode ser guardado em geladeira, porém o frio pode modificar seu sabor, se vai comer logo, não coloque na geladeira, caso demore muitos dias para comer pode guardar na geladeira que ela dura algumas semanas, porém seu sabor é levemente modificado pelo frio.

      Excluir
  3. Deveria ter em todos os mercados,pois ajudariam muitas pessoas.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, nós queremos saber sua opinião sobre o assunto!