Yacon como cultivar?

Yacon: como cultivar essa batata?

A batata Yacon (Smallanthus sonchifolius) é originária das montanhas da Cordilheira dos Andes, principalmente da região peruana dos Andes. É cultivada desde a época dos antigos Incas. Sua parte comercial são suas raízes e tubérculos (utilizados como alimento) e suas folhas (utilizadas para fazer chá).

Leia também:

As batatas (tubérculos) dessa planta são muito procuradas e tem um bom valor de mercado por causas de seus benefícios à saúde, como por exemplo, seus efeitos sobre a redução da glicose e consequente controle do diabetes, ajuda a perder peso (emagrecer), e colabora com a redução do colesterol.

A batata é comida crua, assim como pode se fazer suco ou chá e as folhas são utilizadas para fazer chá.

A Batata Yacon é uma espécie que se adapta facilmente ao clima, altitude e tipo de solo. É resistente ao frio em regiões temperadas e secas, pois seus tubérculos se regeneram e dão origem a novas plantas a cada ano após o inverno. O cultivo (plantio) do Yacon pode se dar tanto por meio de sementes como pelos tubérculos (tubérculo é a maneira mais utilizada para propagar essa planta no Brasil).

Pode-se também conseguir mudas de yacon a partir da retirada da touceira da planta após a remoção das batatas. Os rizomas são separados e cortados, técnica recomendada para multiplicações em pequena escala. A Emater estuda este tipo de cultivo (entre em contato com a unidade mais próxima no seu Estado para maiores informações e para conseguir mudas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, nós queremos saber sua opinião sobre o assunto!