Yacon como plantar?

Gostaria de saber como plantar a Batata Yacon?

A Batata Yacon é uma planta com fácil adaptação ao clima, altitude e tipo de solo. É resistente ao frio, pois seus tubérculos regenerarão novas plantas a cada ano após o inverno. A propagação do Yacon pode se feita por meio de sementes ou tubérculos.

Leia também:


A muda de Yacon (Smallanthus sonchifolius) pode ser retirada da touceira da planta após a remoção das batatas. Os rizomas são separados e cortados, técnica recomendada para multiplicações em pequena escala. A Emater estuda este tipo de cultivo (entre em contato com a unidade mais próxima no seu Estado para maiores informações e para conseguir mudas).

Preparo do solo:

  • O solo deve ser corrigido com uso de calcário para que o pH fique em torno de 6,0;
  • É recomendado adubação no plantio;
  • A aração deve ser profunda (gosta de terra fofa);
  • Geralmente o plantio é feito através de tubérculos pesando entre 60 a 80 gramas, com espaçamento de 1,4 m entre linhas e 0,90 m entre plantas, a uma profundidade de aproximadamente 15 cm;
  • A irrigação é feita por aspersão e pelo menos duas capinas manuais durante o ciclo da cultura. (a planta da batata yacon, apesar de ser resistente, precisa de bastante água para atingir uma boa produção);
  • A colheita das folhas é realizada três vezes durante o ciclo; A colheita das raízes e tubérculos é feita aos 12 meses após o plantio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, nós queremos saber sua opinião sobre o assunto!